O Coletivo Castanheira é uma organização feminista, ambientalista, não governamental, aglutinadora de jovens mulheres da cidade de Porto Velho, provendo o desenvolvimento humano integrado e sustentável, buscando a justiça social e a equidade de gênero através da articulação, difusão de informação, educação popular, e pesquisa-ação.



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Afinal, o que é Coletivo Castanheira?



O Coletivo Castanheira é uma organização feminista, ambientalista, não governamental, aglutinadora de jovens, mulheres e homens da cidade de Porto Velho, que pretendem promover o desenvolvimento humano integrado e sustentável, buscando a justiça social e a equidade de gênero através da articulação e difusão coletiva da educação popular e pesquisa-ação.
Integram atualmente o Coletivo Castanheira, jovens estudantes de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia, militantes dos movimentos sociais locais e colaboradores de movimentos alternativos entre outros, que com toda sua complexa e rica diversidade ética-social e nas suas mais variadas formas, trazem no peito a estrela do norte e possuem a “estranha mania de ter fé na vida!”.
O coletivo Castanheira é um espaço de intercambio, de encontro, de discussão, de troca de experiência , de união de esforços, de construção coletiva...É ainda, um instrumento de estratégia que as mulheres da floresta se apropriaram, em sua caminhada de luta, por visibilidade, reconhecimento, participação, direitos, equidade de gênero e qualidade de vida.
O nome do coletivo faz uma homenagem a uma esbelta árvore nativa da  região Amazônia, que através dos seus frutos possibilita a sustentabilidade de milhares de famílias que vivem do extrativismo e artesanato. Além de fazer parte da composição da floresta que hoje é considerada o pulmão do mundo.
Texto: Simone Mestre

Um comentário: