O Coletivo Castanheira é uma organização feminista, ambientalista, não governamental, aglutinadora de jovens mulheres da cidade de Porto Velho, provendo o desenvolvimento humano integrado e sustentável, buscando a justiça social e a equidade de gênero através da articulação, difusão de informação, educação popular, e pesquisa-ação.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mesa Redonda: Os desafios das Mulheres na Universidade


O Coletivo Castanheira preparou uma programação de debates especial para Março, entre eles irá promover dia 06 de Março de 2012 no auditória da Unir Centro às 19horas a Mesa Redonda intitulada Os desafios das Mulheres na Universidade. Para composição da Mesa convidamos as seguintes instituições Reitora da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Representante do Diretório Central dos Estudantes DCE/UNIR, representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PROCEA e  O Secretário Municipal e Educação SEMED/Porto Velho.
Mais afinal qual é o objetivo de debate os desafios das mulheres na Universidade. Segundo uma pesquisa do MEC/INEP/DEAED ano de 2007, aponta que do total de 4.880.381 matrículas no  ensino superior no Brasil, 2.680.978 das matrículas foram feitas por mulheres, ou seja, ocupamos um pouco mais de 50% da vagas nas Universidades Públicas, o que confirma que existe hoje em nosso país um livre acesso das mulheres ao ensino superior, claro que isso é fruto de uma caminhada árdua de lutas e conquistas, tendo como enredo uma longa trajetória de enfrentamento a exclusão das mulheres dentro da acadêmia.
 Porém com esse avanço surgiu também novos obstáculos enfrentados por mulheres que geram novas demandas, sendo que a maior demanda encontra-se  ausência de uma política de assistência para estudantes, principalmente as estudantes mães. Que dentro da nossa realidade local enfrentam graves problemas ao conciliar a continuidade dos estudos com os cuidados dados de mães, principalmente, por não terem com  quem  deixar seus filhos enquanto estudam  e por não terem como arcar com as despesas exorbitantes das creches particulares e também por não terem acesso a creches públicas em Porto Velho. Tal problemática é tão grave, que segundo uma pesquisa realizada pela ANDIFES realizada em 2011  revela  que 68% dos trancamentos de matrícula são por licença maternidade e que há um percentual elevado das estudantes com filhos que utilizam as creches universitárias (43,4%), nas 19 universidades que dispõem do serviço.
Assim a Mesa Redonda Os desafios das Mulheres na Universidade, pretende debater esses problemas que necessitam imediatamente de um posicionamento  da Universidade e governo. Uma vez que necessitamos encarar essa demanda como política pública  que visar atender  a comunidade universitária tanto de estudantes, professores e técnicos da instituição.
Será que é possível pensamos em uma Creche na Universidade Federal de Rondônia, tendo em vista que existência de creches nas Universidades aumentam a qualidade de cursos relacionados a áreas da infância, cuidados e administração, ou será que o auxilio creche seria um alternativa melhor?
Além disso, pretendemos durante a mesa pautar outros assuntos, como os trotes machistas, a participação das mulheres no movimento estudantil e a promoção da participação das mulheres nas pesquisas, grupos e pós graduação. Aguardamos sua participação, principalmente a participação das estudantes e mães da Universidade Federal de Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário