O Coletivo Castanheira é uma organização feminista, ambientalista, não governamental, aglutinadora de jovens mulheres da cidade de Porto Velho, provendo o desenvolvimento humano integrado e sustentável, buscando a justiça social e a equidade de gênero através da articulação, difusão de informação, educação popular, e pesquisa-ação.



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA disponibiliza: Formação Política, informação e um espaço de articulação para os movimentos de mulheres no Brasil.


Universidade Livre Feminista é um espaço de estudo, reflexão, construção de conhecimento, debates e luta por direitos das mulheres. O objetivo é fortalecer o feminismo e a luta por uma sociedade pós-capitalista e pós-patriarcal.

Uma grande quantidade de entidades feministas tem procurado, com muito esforço individual, criar e manter programas de formação e atividades educativas. Apesar da dedicação de várias militantes feministas, os orçamentos exíguos das entidades e movimentos não permitem investimentos em educação de forma a produzir efeitos que promovam impactos significativos e observáveis na qualidade da atuação feminista e na quantidade de pessoas mobilizadas.

Esse reconhecimento fez o Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA elaborar um projeto de organização coletiva de uma instituição que consiga congregar, catalisar e fomentar ações educativas, formativas, de pesquisa e de mobilização criativa no espaço político e organizacional da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB. Nasceu assim a ideia de criação da Universidade Livre Feminista, nos moldes das antigas universidade livres europeias (que também estão sendo retomadas agora em vários países, a exemplo da Espanha), organizadas desde o final do século XIX por movimentos de trabalhadores em luta contra a opressão capitalista (sindicatos e partidos).

A proposta é organizar um espaço político, acadêmico, educacional e institucional, mantido e coordenado pelas próprias feministas que se associarem a este projeto. A Universidade Livre Feminista, nesse contexto, é e será um espaço de ensino-aprendizagem que articula novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) com processos presenciais e tradicionais de educação e mobilização; um ambiente de estímulo à pesquisa e à investigação sobre questões de gênero e feminismo; um repositório de documentos, de livros, vídeos e pesquisas; uma divulgadora e comunicadora de ideias, ações e eventos do movimento feminista e um espaço de articulação de debates, trocas e intercâmbios de conhecimento.
logo da Universidade Livre Feminista

Além de diversos cursos de formação política para mulheres, a universidade também possui um biblioteca online com um vasto acervo, com varias publicações e estudos de gênero, feministas e de direitos humanos. Temos um link neste blog no lado direito, que é só clicar para ir ao portal da Universidade Livre Feminista. Qualquer dúvida, entre em contato com a Universidade Livre Feminista via e-mail contato@feminismo.org.br


Visite o Site: www.feminismo.org.br/

Fonte: Site da Universidade Livre Feminista

Nenhum comentário:

Postar um comentário